Postado por Fábio Rigotti 14/03/2018
Introdução
Existem muitas definições diferentes sobre o clima organizacional de uma empresa. Talvez o mais simples e útil seja o fornecido por um renomado especialista no campo, Robert Stringer, que, em sua publicação de 2002 Liderança e clima organizacional, definiu o clima organizacional como a coleta e padrão de determinantes ambientais que suscitam motivação. Seguindo essa definição, o objetivo final do clima organizacional é explicar as razões pelas quais as pessoas que trabalham em uma organização se sentem mais ou menos motivadas ao cumprir suas obrigações profissionais.
É muito importante estar atento às razões motivacionais subjacentes para que possamos trabalhar para melhorá-las. Todos os estudos certificam a forte relação entre a motivação dos funcionários e os resultados da empresa. As empresas, e isso é verdade tanto para PMEs quanto para grandes empresas, devem medir e gerenciar o ambiente de trabalho para obter melhores resultados econômicos. No caso das pequenas empresas, o fator humano muitas vezes é ainda mais importante, uma vez que, em muitos casos, essas empresas não têm o mesmo potencial econômico, a inércia do mercado ou o poder da marca como grandes corporações.
Como já explicamos, além de medir o clima, você pode e deve gerenciá-lo para modificá-lo da maneira que melhor lhe convier.
Assim, uma vez que temos os resultados que explicam a situação atual, podemos criar um plano para o clima organizacional que desejamos para o próximo ano e então influenciar os fatores subjacentes que o ajudarão a atingir seus objetivos. Durante os próximos anos, você pode adaptar seus objetivos e corrigir sua direção de acordo com o desenvolvimento da empresa.
O método para gerenciar o clima organizacional é semelhante ao usado para elaborar o orçamento para o próximo ano, exceto que, no caso do ambiente de trabalho, você está lidando com elementos intangíveis que não podem ser medidos, interpretados ou gerenciados do mesmo modo que usado para aspectos mais tangíveis dos negócios.
A avaliação e gestão do clima organizacional é um componente essencial da gestão empresarial e uma parte indispensável das metodologias de gestão empresarial mais respeitadas (Balanced Scorecard, EFQM, etc.).
Pesquisas sobre ambiente de trabalho
O método usual para avaliar o clima organizacional envolve o uso de pesquisas para funcionários (às vezes estes podem ser complementados com entrevistas pessoais).
Uma vez que pode ser complicado projetar e implementar pesquisas sobre clima organizacional (exigindo conhecimento sobre ambientes de trabalho, psicologia, estatísticas e métodos de pesquisa), e muitas empresas decidem subcontratar essa tarefa a provedores de serviços especializados que já possuem o know-how, ferramentas e software necessários para realizar projetos desse tipo.
Um dos aspectos fundamentais na realização de uma pesquisa de ambiente de trabalho é o anonimato. A metodologia utilizada deve preservar o anonimato das pessoas pesquisadas, o que é importante se quisermos garantir que as respostas sejam tão honestas quanto possível. Externalizar o projeto para um provedor de serviços é uma garantia adicional de anonimato para os funcionários.
Em geral, os questionários sobre o clima organizacional são constituídos por três tipos de questões:
1.- Perguntas demográficas e de segmentação: estas nos dão informações sobre a pessoa pesquisada, que podem ser usadas para enriquecer a análise grupal dos resultados.
2.- Perguntas sobre o ambiente de trabalho: permita-nos avaliar os fatores que determinam a motivação. Essa é a parte mais importante dos inquéritos ao ambiente de trabalho e deve conter perguntas que avaliem os fatores que compõem o ambiente de trabalho da empresa. A maioria das empresas que realizam estudos de ambiente de trabalho já possui certas questões de pesquisa que podem ser adaptadas às necessidades individuais de seus clientes.
2.- Perguntas abertas: permitem às empresas obter informações mais qualitativas sobre o ambiente de trabalho, o que ajuda a adaptar os resultados obtidos de outros questionários.
As empresas costumam usar uma pesquisa de clima organizacional para fazer outras perguntas que muitos não estão estritamente relacionados ao ambiente de trabalho, mas também ajudam a melhorar o gerenciamento organizacional.
As pesquisas sobre o clima organizacional geralmente incluem questões e fatores para avaliar a satisfação dos funcionários em relação a vários departamentos (por exemplo, TI ou RH) e outros assuntos de interesse para a empresa.
É importante estabelecer objetivos temporais claros ao iniciar uma pesquisa sobre clima organizacional.
Um projeto de avaliação de clima organizacional raramente pode ser concluído em menos de um ou dois meses, uma vez que existem vários estágios a ser concluídos:
Fase de projeto do levantamento:
Os fatores, perguntas, escala de resposta, amostra (se usado), variáveis de segmentação e formato (por exemplo, anonimato) devem ser estabelecidos. Também é útil projetar os painéis que a empresa usará para gerenciar o ambiente de trabalho. Estes painéis explicam a relação entre as questões e fatores motivacionais.
Fase de comunicação:
Definir e implementar a estratégia de comunicação dos funcionários. Este é um estágio importante para tornar os colaboradores coparticipantes no projeto de ambiente de trabalho. Isso também maximiza a participação na pesquisa e elimina possíveis medos em relação ao anonimato.
Fase de levantamento:
Os questionários costumavam ser impressos em papel. Hoje estes são substituídos por pesquisas eletrônicas que permitem uma maior velocidade, conforto e economia de custos. O software de levantamento facilita a combinação de perguntas em papel com captura de dados on-line, através de sites criados para responder a questionários.
Os funcionários podem acessar sites com códigos de identificação privados de seu local de trabalho ou qualquer ponto de acesso on-line.
Análise e comunicação de resultados:
Obter resultados, produzir relatórios e definir a estratégia a seguir. Uma vez que o gerenciamento analisou os resultados, é importante informar todos os funcionários sobre eles. Isso ajuda a mantê-los envolvidos no projeto, fornecendo informações adicionais e talvez uma melhor participação em pesquisas futuras.
Interpretação de resultados e gerenciamento de ambiente de trabalho
O software não só automatiza a pesquisa em si, mas permite que os resultados sejam vistos a pedido tanto durante quanto após a pesquisa.
As estatísticas de resposta são calculadas automaticamente, assim como o painel de bordo com os indicadores (fatores, calculados com base nas respostas), que fornece uma visão de valor agregado dos resultados.
Os inquéritos sobre o clima organizacional geralmente contêm muitas questões (muitas vezes mais de 50), o que torna difícil localizar e visualizar possíveis pontos fortes ou fracos no ambiente de trabalho. Portanto, é importante implementar um sistema de indicadores automáticos (KPIs) que facilitem a visualização de resultados e a compreensão de como melhorar o clima organizacional.
A tecnologia pode gerar relatórios automaticamente (por exemplo: formato Word ou PDF) e pode analisar dados por seções. Isso significa que as diferenças nos grupos podem ser vistas, permitindo-nos dissecar problemas e oportunidades.
Isso também nos permite ver as evoluções, que nos ajudam a entender os ROIs (retorno do investimento): saber se as estratégias que seguimos (por exemplo, o investimento em um determinado aspecto do ambiente de trabalho que foi ruim no ano anterior) entraram em vigor ou melhoraram os níveis de motivação do pessoal.
O software de clima organizacional também deve garantir o anonimato daqueles que participam da pesquisa.
Isso envolve esconder as informações que podem comprometer o anonimato, permitindo a visualização de dados acima do limiar de anonimato (por exemplo, para grupos de mais de seis pessoas).
Tudo isso pode ser feito com conforto e online, sem a necessidade de instalar nada nos computadores da empresa.
Além de analisar os resultados usando o software, é importante realizar uma análise qualitativa sobre o conteúdo das questões de resposta aberta, bem como os cálculos estatísticos ad hoc. Esta análise qualitativa deve ser realizada pela empresa e um especialista em clima organizacional, geralmente de uma empresa externa.
A participação da gestão é necessária para situar os resultados em um contexto apropriado.
O especialista em clima organizacional fornecerá os conhecimentos necessários de RH e estatística e fornecerá a opção de comparar resultados obtidos com outros casos e empresas (benchmarking), o que permite uma compreensão e análise mais detalhadas dos fatores motivacionais que estão por trás do modelo de ambiente de trabalho.
Ambas as partes podem cooperar na concepção da estratégia a seguir, a fim de atingir os objetivos do clima organizacional no futuro.
Conclusão
No mundo dos negócios de hoje, o clima organizacional é indispensável para o planejamento estratégico, permitindo que as empresas gerenciem a motivação dos funcionários para obter melhores resultados econômicos.
Graças à tecnologia moderna que permite que as empresas realizem pesquisas a um custo razoável, e para ver os resultados de forma rápida e fácil, os inquéritos ao clima organizacional estão se tornando cada vez mais comuns entre empresas de todos os tipos.
Introdução
Existem muitas definições diferentes sobre o clima organizacional de uma empresa. Talvez o mais simples e útil seja o fornecido por um renomado especialista no campo, Robert Stringer, que, em sua publicação de 2002 Liderança e clima organizacional, definiu o clima organizacional como a coleta e padrão de determinantes ambientais que suscitam motivação. Seguindo essa definição, o objetivo final do clima organizacional é explicar as razões pelas quais as pessoas que trabalham em uma organização se sentem mais ou menos motivadas ao cumprir suas obrigações profissionais.
É muito importante estar atento às razões motivacionais subjacentes para que possamos trabalhar para melhorá-las. Todos os estudos certificam a forte relação entre a motivação dos funcionários e os resultados da empresa. As empresas, e isso é verdade tanto para PMEs quanto para grandes empresas, devem medir e gerenciar o ambiente de trabalho para obter melhores resultados econômicos. No caso das pequenas empresas, o fator humano muitas vezes é ainda mais importante, uma vez que, em muitos casos, essas empresas não têm o mesmo potencial econômico, a inércia do mercado ou o poder da marca como grandes corporações.
Como já explicamos, além de medir o clima, você pode e deve gerenciá-lo para modificá-lo da maneira que melhor lhe convier.
Assim, uma vez que temos os resultados que explicam a situação atual, podemos criar um plano para o clima organizacional que desejamos para o próximo ano e então influenciar os fatores subjacentes que o ajudarão a atingir seus objetivos. Durante os próximos anos, você pode adaptar seus objetivos e corrigir sua direção de acordo com o desenvolvimento da empresa.
O método para gerenciar o clima organizacional é semelhante ao usado para elaborar o orçamento para o próximo ano, exceto que, no caso do ambiente de trabalho, você está lidando com elementos intangíveis que não podem ser medidos, interpretados ou gerenciados do mesmo modo que usado para aspectos mais tangíveis dos negócios.
A avaliação e gestão do clima organizacional é um componente essencial da gestão empresarial e uma parte indispensável das metodologias de gestão empresarial mais respeitadas (Balanced Scorecard, EFQM, etc.).
Pesquisas sobre ambiente de trabalho
O método usual para avaliar o clima organizacional envolve o uso de pesquisas para funcionários (às vezes estes podem ser complementados com entrevistas pessoais).
Uma vez que pode ser complicado projetar e implementar pesquisas sobre clima organizacional (exigindo conhecimento sobre ambientes de trabalho, psicologia, estatísticas e métodos de pesquisa), e muitas empresas decidem subcontratar essa tarefa a provedores de serviços especializados que já possuem o know-how, ferramentas e software necessários para realizar projetos desse tipo.
Um dos aspectos fundamentais na realização de uma pesquisa de ambiente de trabalho é o anonimato. A metodologia utilizada deve preservar o anonimato das pessoas pesquisadas, o que é importante se quisermos garantir que as respostas sejam tão honestas quanto possível. Externalizar o projeto para um provedor de serviços é uma garantia adicional de anonimato para os funcionários.
Em geral, os questionários sobre o clima organizacional são constituídos por três tipos de questões:
1.- Perguntas demográficas e de segmentação: estas nos dão informações sobre a pessoa pesquisada, que podem ser usadas para enriquecer a análise grupal dos resultados.
2.- Perguntas sobre o ambiente de trabalho: permita-nos avaliar os fatores que determinam a motivação. Essa é a parte mais importante dos inquéritos ao ambiente de trabalho e deve conter perguntas que avaliem os fatores que compõem o ambiente de trabalho da empresa. A maioria das empresas que realizam estudos de ambiente de trabalho já possui certas questões de pesquisa que podem ser adaptadas às necessidades individuais de seus clientes.
2.- Perguntas abertas: permitem às empresas obter informações mais qualitativas sobre o ambiente de trabalho, o que ajuda a adaptar os resultados obtidos de outros questionários.
As empresas costumam usar uma pesquisa de clima organizacional para fazer outras perguntas que muitos não estão estritamente relacionados ao ambiente de trabalho, mas também ajudam a melhorar o gerenciamento organizacional.
As pesquisas sobre o clima organizacional geralmente incluem questões e fatores para avaliar a satisfação dos funcionários em relação a vários departamentos (por exemplo, TI ou RH) e outros assuntos de interesse para a empresa.
É importante estabelecer objetivos temporais claros ao iniciar uma pesquisa sobre clima organizacional.
Um projeto de avaliação de clima organizacional raramente pode ser concluído em menos de um ou dois meses, uma vez que existem vários estágios a ser concluídos:
Fase de projeto do levantamento:
Os fatores, perguntas, escala de resposta, amostra (se usado), variáveis de segmentação e formato (por exemplo, anonimato) devem ser estabelecidos. Também é útil projetar os painéis que a empresa usará para gerenciar o ambiente de trabalho. Estes painéis explicam a relação entre as questões e fatores motivacionais.
Fase de comunicação:
Definir e implementar a estratégia de comunicação dos funcionários. Este é um estágio importante para tornar os colaboradores coparticipantes no projeto de ambiente de trabalho. Isso também maximiza a participação na pesquisa e elimina possíveis medos em relação ao anonimato.
Fase de levantamento:
Os questionários costumavam ser impressos em papel. Hoje estes são substituídos por pesquisas eletrônicas que permitem uma maior velocidade, conforto e economia de custos. O software de levantamento facilita a combinação de perguntas em papel com captura de dados on-line, através de sites criados para responder a questionários.
Os funcionários podem acessar sites com códigos de identificação privados de seu local de trabalho ou qualquer ponto de acesso on-line.
Análise e comunicação de resultados:
Obter resultados, produzir relatórios e definir a estratégia a seguir. Uma vez que o gerenciamento analisou os resultados, é importante informar todos os funcionários sobre eles. Isso ajuda a mantê-los envolvidos no projeto, fornecendo informações adicionais e talvez uma melhor participação em pesquisas futuras.
Interpretação de resultados e gerenciamento de ambiente de trabalho
O software não só automatiza a pesquisa em si, mas permite que os resultados sejam vistos a pedido tanto durante quanto após a pesquisa.
As estatísticas de resposta são calculadas automaticamente, assim como o painel de bordo com os indicadores (fatores, calculados com base nas respostas), que fornece uma visão de valor agregado dos resultados.
Os inquéritos sobre o clima organizacional geralmente contêm muitas questões (muitas vezes mais de 50), o que torna difícil localizar e visualizar possíveis pontos fortes ou fracos no ambiente de trabalho. Portanto, é importante implementar um sistema de indicadores automáticos (KPIs) que facilitem a visualização de resultados e a compreensão de como melhorar o clima organizacional.
A tecnologia pode gerar relatórios automaticamente (por exemplo: formato Word ou PDF) e pode analisar dados por seções. Isso significa que as diferenças nos grupos podem ser vistas, permitindo-nos dissecar problemas e oportunidades.
Isso também nos permite ver as evoluções, que nos ajudam a entender os ROIs (retorno do investimento): saber se as estratégias que seguimos (por exemplo, o investimento em um determinado aspecto do ambiente de trabalho que foi ruim no ano anterior) entraram em vigor ou melhoraram os níveis de motivação do pessoal.
O software de clima organizacional também deve garantir o anonimato daqueles que participam da pesquisa.
Isso envolve esconder as informações que podem comprometer o anonimato, permitindo a visualização de dados acima do limiar de anonimato (por exemplo, para grupos de mais de seis pessoas).
Tudo isso pode ser feito com conforto e online, sem a necessidade de instalar nada nos computadores da empresa.
Além de analisar os resultados usando o software, é importante realizar uma análise qualitativa sobre o conteúdo das questões de resposta aberta, bem como os cálculos estatísticos ad hoc. Esta análise qualitativa deve ser realizada pela empresa e um especialista em clima organizacional, geralmente de uma empresa externa.
A participação da gestão é necessária para situar os resultados em um contexto apropriado.
O especialista em clima organizacional fornecerá os conhecimentos necessários de RH e estatística e fornecerá a opção de comparar resultados obtidos com outros casos e empresas (benchmarking), o que permite uma compreensão e análise mais detalhadas dos fatores motivacionais que estão por trás do modelo de ambiente de trabalho.
Ambas as partes podem cooperar na concepção da estratégia a seguir, a fim de atingir os objetivos do clima organizacional no futuro.
Conclusão
No mundo dos negócios de hoje, o clima organizacional é indispensável para o planejamento estratégico, permitindo que as empresas gerenciem a motivação dos funcionários para obter melhores resultados econômicos.
Graças à tecnologia moderna que permite que as empresas realizem pesquisas a um custo razoável, e para ver os resultados de forma rápida e fácil, os inquéritos ao clima organizacional estão se tornando cada vez mais comuns entre empresas de todos os tipos.