Postado por Fábio Rigotti 04/09/2018
Nas duas últimas décadas, o mundo passou por mudanças sem precedentes quanto ao desenvolvimento de novas tecnologias digitais, novos meios de comunicação e a propagação da internet em nível global. Isso impactou irremediavelmente a forma como as pessoas pensam e se comportam, bem como o modo como as empresas produzem e atuam no mercado.
Este foi apenas o início da chamada transformação digital. As previsões para os próximos anos é de que os processos empresariais se tornem cada vez mais integrado por meio das tecnologias digitais, uma vez que o fluxo de dados produzidos também será bem maior, bem como os riscos quanto à segurança e qualidade das informações. Trata-se de uma caminho sem volta, ao qual as empresas que desejam se manter no mercado devem se adaptar para sobreviver.
Transformação Digital x RH
As tecnologias digitais trazem grandes transformações e benefícios aos negócios, tornando cada um de seus setores mais ágeis, com maior capacidade de desenvolvimento, mais enxutos e com maior capacidade de atingir seus objetivos e metas. E isso acaba se tornando diferenciais repassados aos clientes internos, clientes finais e ao mercado como um todo.
No caso do RH, as transformações tecnológicas observadas nos últimos anos não foram menos surpreendentes. Por meio de dispositivos e sistemas digitais, é possível efetivar de maneira mais assertiva diversas ações deste setor, desde processos recrutamento e seleção mais ágeis e certeiros, mais juntos e claros, até a definição de cargos e salários ou de plano de carreira com maior integridade dos dados.
Processos de desenvolvimento e oferta de treinamentos e capacitações mais eficientes, bem como ações operacionais amparadas por recursos inovadores, agora são mais adequados à realidade das empresas e do mercado. Todas as atividades de Recrutamento e Seleção foram beneficiadas com ferramentas e novas tecnologias, ampliando desta forma as suas possibilidades.
Vejamos alguns exemplos de como a transformação digital vem desenvolvendo o RH nas empresas e seus impactos.
Novas definições para o RH operacional
O chamado RH operacional ainda é uma necessidade diante de tantas transformações do mercado. Mas agora a rotina burocrática e administrativa está mais integrada e eficiente, apoiada por novas tecnologias que agilizam todas as atividades.
Um exemplo é o gasto de tempo e recursos usados para a montagem de folhas de pagamento há 20 anos. Os programas digitais de folha de pagamento – como é o caso do Visual Folha (acesse o link e conheça a solução) – é possível garantir dados precisos em tempo real e automatizar toda esta rotina com segurança. Com menos tempo e recursos dedicados, é possível dispender ações em áreas mais estratégicas do RH.
Métricas como um recurso essencial
Vivemos em um mundo observado por suas métricas e indicadores, para que estes dados possam possibilitar maiores rendimentos, menores gastos e mais agilidade. Isso ocorre em todas as áreas produtivas e do conhecimento. Com o RH não é diferente: ele possui as suas próprias métricas, que podem ser analisadas através de ferramentas digitais de alta performance. Afinal, as métricas do RH estão diretamente ou indiretamente relacionadas com o capital financeiro da empresa. Garantir a precisão é essencial.
Com a ajuda de softwares especializados e customizados que lidam melhor com as métricas do RH, é possível, por exemplo, calcular as taxas de rotatividade e produtividade, transformando em números reais para os gestores e especialistas financeiros, além de ser possível captar dados e informações essenciais para a tomada de decisão. Recursos como o People Analytics traduzem muito bem este momento.
DESTAQUE: Gap de Competências no Sistema Visual Cargo
O poder da experiência, do engajamento e da satisfação
Além da transformação digital, outra novidade deve receber a atenção dos gestores: estamos na chamada Era da Experiência. O que isso significa? O cliente, ao comprar um produto, ele não quer apenas o produto em si, mas a experiência de uso deste produto e a satisfação de usá-lo.
Se você vende um aspirador de pó, o objetivo não é apenas fornecer uma ferramenta para os cuidados domésticos, por exemplo, uma experiência gratificante e valores agregados – como o baixo ruído, a ergonomia de uso, a praticidade de limpeza de seus componentes, o ganho de tempo do cliente, para que este possa usá-lo mais com atividades próprias.
Este é só um exemplo de como a experiência é um fim para diferentes ações e relações humanas. No caso do cliente interno, ou seja, os seus colaboradores, hoje vivemos um processo de RH pautado pela satisfação funcional, pelo engajamento em amplo aspecto e pela experiência positiva de trabalho, muito integrada a uma cultura organizacional mais humanizada. Para se ter uma ideia, já que falamos de métricas de RH anteriormente, a rotatividade e a produtividade, por exemplo, são métricas extremamente importantes, e ambas dependem do nível de engajamento e satisfação do colaborador.
E para avaliar e tomar decisões sobre a experiência, satisfação e engajamento dos colaboradores, a transformação digital do departamento contribui com soluções eficientes na coleta de dados para a alta performance.
DESTAQUE: A importância de se manter a descrição de cargo atualizada
Uso de tecnologias de alta performance
Podemos dizer que todas as atividades do RH atualmente são beneficiadas por tecnologias digitais, que a cada dia se transformam e traduzem melhor as necessidades da empresa. Não há limites para aquelas empresas que aderem às novas tecnologias e se adaptam a estas necessidades.
Nas duas últimas décadas, o mundo passou por mudanças sem precedentes quanto ao desenvolvimento de novas tecnologias digitais, novos meios de comunicação e a propagação da internet em nível global. Isso impactou irremediavelmente a forma como as pessoas pensam e se comportam, bem como o modo como as empresas produzem e atuam no mercado.
Este foi apenas o início da chamada transformação digital. As previsões para os próximos anos é de que os processos empresariais se tornem cada vez mais integrado por meio das tecnologias digitais, uma vez que o fluxo de dados produzidos também será bem maior, bem como os riscos quanto à segurança e qualidade das informações. Trata-se de uma caminho sem volta, ao qual as empresas que desejam se manter no mercado devem se adaptar para sobreviver.
Transformação Digital x RH
As tecnologias digitais trazem grandes transformações e benefícios aos negócios, tornando cada um de seus setores mais ágeis, com maior capacidade de desenvolvimento, mais enxutos e com maior capacidade de atingir seus objetivos e metas. E isso acaba se tornando diferenciais repassados aos clientes internos, clientes finais e ao mercado como um todo.
No caso do RH, as transformações tecnológicas observadas nos últimos anos não foram menos surpreendentes. Por meio de dispositivos e sistemas digitais, é possível efetivar de maneira mais assertiva diversas ações deste setor, desde processos recrutamento e seleção mais ágeis e certeiros, mais juntos e claros, até a definição de cargos e salários ou de plano de carreira com maior integridade dos dados.
Processos de desenvolvimento e oferta de treinamentos e capacitações mais eficientes, bem como ações operacionais amparadas por recursos inovadores, agora são mais adequados à realidade das empresas e do mercado. Todas as atividades de Recrutamento e Seleção foram beneficiadas com ferramentas e novas tecnologias, ampliando desta forma as suas possibilidades.
Vejamos alguns exemplos de como a transformação digital vem desenvolvendo o RH nas empresas e seus impactos.
Novas definições para o RH operacional
O chamado RH operacional ainda é uma necessidade diante de tantas transformações do mercado. Mas agora a rotina burocrática e administrativa está mais integrada e eficiente, apoiada por novas tecnologias que agilizam todas as atividades.
Um exemplo é o gasto de tempo e recursos usados para a montagem de folhas de pagamento há 20 anos. Os programas digitais de folha de pagamento – como é o caso do Visual Folha (acesse o link e conheça a solução) – é possível garantir dados precisos em tempo real e automatizar toda esta rotina com segurança. Com menos tempo e recursos dedicados, é possível dispender ações em áreas mais estratégicas do RH.
Métricas como um recurso essencial
Vivemos em um mundo observado por suas métricas e indicadores, para que estes dados possam possibilitar maiores rendimentos, menores gastos e mais agilidade. Isso ocorre em todas as áreas produtivas e do conhecimento. Com o RH não é diferente: ele possui as suas próprias métricas, que podem ser analisadas através de ferramentas digitais de alta performance. Afinal, as métricas do RH estão diretamente ou indiretamente relacionadas com o capital financeiro da empresa. Garantir a precisão é essencial.
Com a ajuda de softwares especializados e customizados que lidam melhor com as métricas do RH, é possível, por exemplo, calcular as taxas de rotatividade e produtividade, transformando em números reais para os gestores e especialistas financeiros, além de ser possível captar dados e informações essenciais para a tomada de decisão. Recursos como o People Analytics traduzem muito bem este momento.
DESTAQUE: Gap de Competências no Sistema Visual Cargo
O poder da experiência, do engajamento e da satisfação
Além da transformação digital, outra novidade deve receber a atenção dos gestores: estamos na chamada Era da Experiência. O que isso significa? O cliente, ao comprar um produto, ele não quer apenas o produto em si, mas a experiência de uso deste produto e a satisfação de usá-lo.
Se você vende um aspirador de pó, o objetivo não é apenas fornecer uma ferramenta para os cuidados domésticos, por exemplo, uma experiência gratificante e valores agregados – como o baixo ruído, a ergonomia de uso, a praticidade de limpeza de seus componentes, o ganho de tempo do cliente, para que este possa usá-lo mais com atividades próprias.
Este é só um exemplo de como a experiência é um fim para diferentes ações e relações humanas. No caso do cliente interno, ou seja, os seus colaboradores, hoje vivemos um processo de RH pautado pela satisfação funcional, pelo engajamento em amplo aspecto e pela experiência positiva de trabalho, muito integrada a uma cultura organizacional mais humanizada. Para se ter uma ideia, já que falamos de métricas de RH anteriormente, a rotatividade e a produtividade, por exemplo, são métricas extremamente importantes, e ambas dependem do nível de engajamento e satisfação do colaborador.
E para avaliar e tomar decisões sobre a experiência, satisfação e engajamento dos colaboradores, a transformação digital do departamento contribui com soluções eficientes na coleta de dados para a alta performance.
DESTAQUE: A importância de se manter a descrição de cargo atualizada
Uso de tecnologias de alta performance
Podemos dizer que todas as atividades do RH atualmente são beneficiadas por tecnologias digitais, que a cada dia se transformam e traduzem melhor as necessidades da empresa. Não há limites para aquelas empresas que aderem às novas tecnologias e se adaptam a estas necessidades.