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Como fazer a GESTÃO POR COMPETÊNCIAS


Postado por Fábio Rigotti 06/03/2024

As empresas estão cada vez mais cientes da importância de uma administração pautada em resultados e na melhoria constante de seus processos, produtos e serviços. Diante disso, pode ser utilizado de várias ferramentas, para o alcance da eficiência e da eficácia. Nesse contexto, a Gestão por Competência ganha espaço como uma opção para substituir os modelos tradicionais utilizados nas organizações.

As empresas estão cada vez mais cientes da importância de uma administração pautada em resultados e na melhoria constante de seus processos, produtos e serviços. Diante disso, pode ser utilizado de várias ferramentas, para o alcance da eficiência e da eficácia. Nesse contexto, a Gestão por Competência ganha espaço como uma opção para substituir os modelos tradicionais utilizados nas organizações.

CONCEITO DE COMPETÊNCIAS

“Envolve as capacidades (conhecimentos, habilidades e atitudes – CHA´s) necessárias ao desempenho efetivo dos integrantes da instituição.”

Organizacionais

Competências atribuídas a organização que a tornam eficaz e permitem a ela atingir seus objetivos, gerando benefícios à sociedade.

Gerenciais

Competências necessárias aos ocupantes de cargos/funções gerenciais. Expressam a expectativa da organização acerca do desempenho dos gestores.

Comuns

Competências comuns a todos os integrantes da organização. São os eixos norteadores da ação/desempenho de todos os servidores nas diversas unidades organizacionais.

Específicas

Competências requeridas dos servidores em suas áreas específicas de atuação na organização.

Exemplos de Competências

Brandão (2012, p. 4) cita como um exemplo de competência o seguinte comportamento: “Atender o cliente com receptividade e cortesia, considerando suas expectativas e características.”

Dessa forma, o autor defende que é razoável supor que, para prestar um atendimento de qualidade ao cliente, o atendente tenha que mobilizar, entre outros:

CONHECIMENTOS

Informações sobre os serviços da empresa, características da clientela, rotinas e processos de trabalho;

HABILIDADES

Habilidades para identificar o produto ou serviço mais adequado às necessidades do cliente, comunicar-se de forma clara e argumentar com o cliente;

ATITUDES

Predisposição para manifestar empatia, receptividade e cortesia.

ETAPAS DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

Fonte: https://pt.scribd.com/document/382930484/Cartilha-Gestao-Por-Competencias

CONCEITO DE COMPETÊNCIAS

“Envolve as capacidades (conhecimentos, habilidades e atitudes – CHA´s) necessárias ao desempenho efetivo dos integrantes da instituição.”

Organizacionais

Competências atribuídas a organização que a tornam eficaz e permitem a ela atingir seus objetivos, gerando benefícios à sociedade.

Gerenciais

Competências necessárias aos ocupantes de cargos/funções gerenciais. Expressam a expectativa da organização acerca do desempenho dos gestores.

Comuns

Competências comuns a todos os integrantes da organização. São os eixos norteadores da ação/desempenho de todos os servidores nas diversas unidades organizacionais.

Específicas

Competências requeridas dos servidores em suas áreas específicas de atuação na organização.

Exemplos de Competências

Brandão (2012, p. 4) cita como um exemplo de competência o seguinte comportamento: “Atender o cliente com receptividade e cortesia, considerando suas expectativas e características.”

Dessa forma, o autor defende que é razoável supor que, para prestar um atendimento de qualidade ao cliente, o atendente tenha que mobilizar, entre outros:

CONHECIMENTOS

Informações sobre os serviços da empresa, características da clientela, rotinas e processos de trabalho;

HABILIDADES

Habilidades para identificar o produto ou serviço mais adequado às necessidades do cliente, comunicar-se de forma clara e argumentar com o cliente;

ATITUDES

Predisposição para manifestar empatia, receptividade e cortesia.

ETAPAS DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

Fonte: https://pt.scribd.com/document/382930484/Cartilha-Gestao-Por-Competencias


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