Postado por Fábio Rigotti 21/03/2021
1) Treinamentos corporativos são essenciais para o desenvolvimento humano e do negócio
Não tem como ter sucesso atualmente sem investir em treinamentos corporativos para o desenvolvimento profissional e humano das suas equipes. O novo paradigma direciona o desenvolvimento interno como maneira de se destacar no mercado. Há algumas décadas, ia-se ao mercado buscar talentos já capacitados, mas essa atitude esbarrava na falta de qualificação e de ensino de base, principalmente no contexto brasileiro.
Além disso, as rotinas, processos e funções mudam de forma acelerada, sendo mais viável à empresa propor treinamentos bem direcionados aos seus propósitos. Quem ganha não são só os colaboradores, que terão mais condições de desempenhar suas atividades, mas o negócio, que se torna mais sólido e diversificado.
2) Conte com um software de gerenciamento de treinamentos corporativos
Na hora de gerenciar treinamentos e necessidades de qualificação de colaboradores de diversas funções, de equipes inteiras e até mesmo de filiais e parceiros espalhados pelo país ou pelo mundo, é importante integrar os treinamentos em um sistema dinâmico e cheio de recursos, adaptável e com visão ágil do controle de treinamentos corporativos da empresa.
Um exemplo de sistema de gerenciamento de treinamentos de ponta é o Visual Cargo, desenvolvido pela Lato Software – uma ferramenta que integra diferentes ações de treinamento – avaliação, avaliação da eficácia, mensuração de resultados, cadastro e solicitação de treinamentos, cotação, montagem, listra de presença, registro de turmas e outras funções – em um sistema único e intuitivo. Trata-se de uma verdadeira ferramenta de gestão para ampliar as possibilidade de desenvolvimento de pessoas e do seu negócio. Confira neste link mais detalhes sobre este recurso.
3) Centralize as necessidades de treinamento e aquisição de conhecimentos
Assim como outros processos da sua empresa, é importante centralizar as necessidades de treinamento e aquisição de novos conhecimentos em uma ferramenta eletrônica e integrada com outros recursos de RH. Afinal, treinamentos são investimentos que trazem resultados para o negócio.
4) Valorize o colaborador
Oferecer treinamentos não é apenas uma necessidade das empresas contemporâneas, mas uma forma de valorizar o colaborador, de fazê-lo desenvolver-se em sua profissão e em suas funções da empresa, ampliar as suas oportunidades de crescimento.
5) Cruze as qualificações do colaborador com as funções que desempenha
Uma vez realizados os treinamentos corporativos, espera-se que o colaborador esteja apto para desempenhar atividades que tenham a ver com as habilidades e competências adquiridas. O Visual Cargo, por exemplo, oferece uma função interessante: a Matriz de Polivalência ou Matriz de Versatilidade, que é uma planilha que consiste em uma representação gráfica das qualificações do colaborador da empresa quanto as atividades referentes ao processo em que ele atua. Isso irá contribuir para o planejamento funcional do colaborador e do negócio.
6) Desenvolver pessoas é responsabilidade da empresa
Uma empresa possui muitas funções e uma delas é desenvolver pessoas. É um comprometimento que cada corporação tem com a sociedade. Somente isso já justificaria a necessidade de treinamentos. Através de plano de carreira, plano de cargos e salários e gestão de treinamentos, é possível ajudar o funcionário a se desenvolver a partir das necessidades existentes também na sua função e em relação ao crescimento do negócio.
7) Use a tecnologia para propor diferentes tipos de treinamentos
A transformação digital bate à porta das empresas, independentemente de sua dimensão. É um caminho sem volta. E o uso da tecnologia tem aproximado pessoas e colaboradores da mesma empresa na troca de experiências e no processo de ensino-aprendizagem, seja por meio de treinamentos presenciais ou a distância (EaD). O sistema de gestão de treinamento traz ainda informações sobre as conquistas e necessidades do colaborador, podendo ele mesmo acessá-las ou estando estas informações à disposição do RH ou das lideranças. A tecnologia permitiu ainda gerir treinamentos e oferecê-los com um custo bem menor.
8) Faça a gestão por competências
A gestão por competências é uma prática muito comum nas empresas atualmente e responde à competitividade acirrada do mercado. Esta abordagem visa orientar as ações e comportamentos das pessoas a fim de se construir uma organização dinâmica e eficaz, que atinge as suas metas e seus objetivos traçados. Competências são Conhecimentos (informação, saber o quê, saber o porquê); Habilidades (técnica, capacidade, saber como); Atitudes (querer fazer, identidade, determinação) que precisam ser adquiridos ou desenvolvidos pelo indivíduo ao longo de sua trajetória.
No contexto das corporações, para o êxito dos seus processos, é importante que o colaborador tenha, de modo estratégico, as competências necessárias para desempenhar as suas funções e para que o negócio tenha resultados significativos.
9) Tenha mais assertividade na descrição de cargos
Não se pode falar em gestão de competências sem considerar a descrição de cargos. O sistema Visual Cargo possui a função de descrição de cargos de forma simples com controle de revisão.
10) Gerencie talentos de forma mais justa
Quando a sua empresa faz a gestão de treinamentos de forma adequada e justa, tem mais condições de oportunizar o crescimento do colaborador e alinhar a faixa salarial equivalente. Com o Visual Cargo, é possível dividir em Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) em um sistema de pontuação de competências, responsabilidades econômica, financeira e diretiva, que permitem determinação de faixa salarial.
1) Treinamentos corporativos são essenciais para o desenvolvimento humano e do negócio
Não tem como ter sucesso atualmente sem investir em treinamentos corporativos para o desenvolvimento profissional e humano das suas equipes. O novo paradigma direciona o desenvolvimento interno como maneira de se destacar no mercado. Há algumas décadas, ia-se ao mercado buscar talentos já capacitados, mas essa atitude esbarrava na falta de qualificação e de ensino de base, principalmente no contexto brasileiro.
Além disso, as rotinas, processos e funções mudam de forma acelerada, sendo mais viável à empresa propor treinamentos bem direcionados aos seus propósitos. Quem ganha não são só os colaboradores, que terão mais condições de desempenhar suas atividades, mas o negócio, que se torna mais sólido e diversificado.
2) Conte com um software de gerenciamento de treinamentos corporativos
Na hora de gerenciar treinamentos e necessidades de qualificação de colaboradores de diversas funções, de equipes inteiras e até mesmo de filiais e parceiros espalhados pelo país ou pelo mundo, é importante integrar os treinamentos em um sistema dinâmico e cheio de recursos, adaptável e com visão ágil do controle de treinamentos corporativos da empresa.
Um exemplo de sistema de gerenciamento de treinamentos de ponta é o Visual Cargo, desenvolvido pela Lato Software – uma ferramenta que integra diferentes ações de treinamento – avaliação, avaliação da eficácia, mensuração de resultados, cadastro e solicitação de treinamentos, cotação, montagem, listra de presença, registro de turmas e outras funções – em um sistema único e intuitivo. Trata-se de uma verdadeira ferramenta de gestão para ampliar as possibilidade de desenvolvimento de pessoas e do seu negócio. Confira neste link mais detalhes sobre este recurso.
3) Centralize as necessidades de treinamento e aquisição de conhecimentos
Assim como outros processos da sua empresa, é importante centralizar as necessidades de treinamento e aquisição de novos conhecimentos em uma ferramenta eletrônica e integrada com outros recursos de RH. Afinal, treinamentos são investimentos que trazem resultados para o negócio.
4) Valorize o colaborador
Oferecer treinamentos não é apenas uma necessidade das empresas contemporâneas, mas uma forma de valorizar o colaborador, de fazê-lo desenvolver-se em sua profissão e em suas funções da empresa, ampliar as suas oportunidades de crescimento.
5) Cruze as qualificações do colaborador com as funções que desempenha
Uma vez realizados os treinamentos corporativos, espera-se que o colaborador esteja apto para desempenhar atividades que tenham a ver com as habilidades e competências adquiridas. O Visual Cargo, por exemplo, oferece uma função interessante: a Matriz de Polivalência ou Matriz de Versatilidade, que é uma planilha que consiste em uma representação gráfica das qualificações do colaborador da empresa quanto as atividades referentes ao processo em que ele atua. Isso irá contribuir para o planejamento funcional do colaborador e do negócio.
6) Desenvolver pessoas é responsabilidade da empresa
Uma empresa possui muitas funções e uma delas é desenvolver pessoas. É um comprometimento que cada corporação tem com a sociedade. Somente isso já justificaria a necessidade de treinamentos. Através de plano de carreira, plano de cargos e salários e gestão de treinamentos, é possível ajudar o funcionário a se desenvolver a partir das necessidades existentes também na sua função e em relação ao crescimento do negócio.
7) Use a tecnologia para propor diferentes tipos de treinamentos
A transformação digital bate à porta das empresas, independentemente de sua dimensão. É um caminho sem volta. E o uso da tecnologia tem aproximado pessoas e colaboradores da mesma empresa na troca de experiências e no processo de ensino-aprendizagem, seja por meio de treinamentos presenciais ou a distância (EaD). O sistema de gestão de treinamento traz ainda informações sobre as conquistas e necessidades do colaborador, podendo ele mesmo acessá-las ou estando estas informações à disposição do RH ou das lideranças. A tecnologia permitiu ainda gerir treinamentos e oferecê-los com um custo bem menor.
8) Faça a gestão por competências
A gestão por competências é uma prática muito comum nas empresas atualmente e responde à competitividade acirrada do mercado. Esta abordagem visa orientar as ações e comportamentos das pessoas a fim de se construir uma organização dinâmica e eficaz, que atinge as suas metas e seus objetivos traçados. Competências são Conhecimentos (informação, saber o quê, saber o porquê); Habilidades (técnica, capacidade, saber como); Atitudes (querer fazer, identidade, determinação) que precisam ser adquiridos ou desenvolvidos pelo indivíduo ao longo de sua trajetória.
No contexto das corporações, para o êxito dos seus processos, é importante que o colaborador tenha, de modo estratégico, as competências necessárias para desempenhar as suas funções e para que o negócio tenha resultados significativos.
9) Tenha mais assertividade na descrição de cargos
Não se pode falar em gestão de competências sem considerar a descrição de cargos. O sistema Visual Cargo possui a função de descrição de cargos de forma simples com controle de revisão.
10) Gerencie talentos de forma mais justa
Quando a sua empresa faz a gestão de treinamentos de forma adequada e justa, tem mais condições de oportunizar o crescimento do colaborador e alinhar a faixa salarial equivalente. Com o Visual Cargo, é possível dividir em Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) em um sistema de pontuação de competências, responsabilidades econômica, financeira e diretiva, que permitem determinação de faixa salarial.