Postado por Fábio Rigotti 24/08/2018
O que é People Analytics?
Com a expansão das novas tecnologias e meios de comunicação, que pudemos presenciar nas últimas décadas, e que deu início a chamada transformação digital, um novo desafio para as empresas atualmente, foi possível aplicar novos conceitos e metodologias aliadas a estas tecnologias digitais para aprimorar não apenas os processos produtivos e o posicionamento da empresa no mercado, bem como a experiência do colaborador. Isso fez com que o segmento de Recursos Humanos avançasse consideravelmente.
E o People Analytics é apenas um dos frutos deste processo de expansão tecnológica. Trata-se de um complexo processo de coleta, organização e análise de dados sobre o comportamento dos colaboradores, que pode contribuir para várias ações dentro da empresa, como por exemplo, prever contingências e desafios, solucionar problemas já existentes, identificar oportunidades, expandir a diferenciação e na tomada de decisões sobre diferentes aspectos do negócio.
O People Analytics surgiu ainda de uma mudança de paradigma importante dos Recursos Humanos, mais pautada na valorização do capital humano, na gestão de alta performance, no incentivo à liderança e nas linhas de atuação mais humanizadas. Afinal de contas, uma empresa é uma abstração: são as pessoas que compõem a sua estrutura que dão sentido ao negócio. Os seus colaboradores são um recurso inestimável.
Pessoas engajadas e valorizadas são mais produtivas e felizes nas suas funções no ambiente de trabalho. Mas para desenvolver uma cultura organizacional de alta performance e um ambiente de trabalho produtivo é preciso mensurar o que está em jogo.
Os programas de talentos mais tradicionalistas não conseguem fornecer dados concretos sobre o comportamento, competências e habilidades dos colaboradores e nem dar informações sobre o que os torna de fato engajados. O People Analytics é uma solução muito prática neste sentido, fornecendo às lideranças dados e indicadores importantes para diferentes tipos de ações. Trata-se de um recurso de gestão estratégica de pessoas, com o uso de ferramentas tecnológicas.
O uso da tecnologia aplicado à gestão de pessoas
O People Analytics é uma tecnologia que utiliza conceitos cada vez mais frequentes entre os usuários não oriundo das áreas de TI, como é o caso dos gestores e lideranças – como é o caso do Big Data, machine learning, inteligência artificial, etc.
O People Analytics recolhe, processa, organiza e permite a análise de dados sobre os colaboradores a fim de trazer à luz informações sobre o seu comportamento, por que estão felizes ou insatisfeitos com as suas funções, como lidam com os recursos disponíveis e ambiente de trabalho, como tornar o colaborador ainda mais eficiente e autônomo, qual a relação entre ambiente interno e externo a partir da perspectiva do colaborador, entre outros aspectos.
Como funciona o People Analytics?
Através de softwares especiais e de metodologias de gestão equiparáveis, é possível coletar dados de diversas fontes – como é o caso das redes sociais, metadata (dados sobre dados), indicadores de produtividade, vendas e de marketing, horas de trabalho e outras fontes. Os sistemas testam e organizam estes dados para responder problemas específicos, o que é indicado, ou apenas para contribuir com análises posteriores.
Se a sua empresa vem apresentando baixa produtividade em determinados setores e por mais que as análises clássicas sejam feitas e não apontem razões específicas, por exemplo, esta pode ser a oportunidade de analisar o problema pela perspectiva do People Analytics. O mesmo vale dizer para problemas comuns nas empresas, como rotatividade de talentos, baixo nível de satisfação dos clientes, baixa aderência nos processos de recrutamento e seleção, retrabalhos, baixo engajamento dos colaboradores, queda de vendas, etc.
People Analytics é uma importante ferramenta de gestão
Em 2017, a americana Revista Forbes divulgou uma matéria ressaltando que quase 70% das empresas nos Estados Unidos já fazem uso de dados de alta performance para a gestão de pessoas. Esta é uma tendência também no Brasil, uma vez que o mercado está cada vez mais acirrado e as soluções de People Analytics estão se tornando mais acessíveis e populares, além de serem cada vez mais imprescindíveis para os gestores.
Evoluções do People Analytics
Os sistemas de People Analytics não param de evoluir, ainda mais com a machine learning (aprendizado da máquina) e outros recursos de inteligência artificial. É possível manipular diferentes tipos de dados, das mais diversas fontes, para indicar dados e informações que muitas vezes não estariam acessíveis por métodos tradicionais. Novos algoritmos estão transformando a análise comportamental dos colaboradores, elevando as perspectivas e especializando ainda mais não só a coleta de dados, mas o cruzamento de dados internos e externos, com informações mais abrangentes e aplicáveis.
DESTAQUE: Descrição de Cargo - 6 dicas úteis para elaboração
Recrutamento, seleção e gestão de pessoas
Em diferentes processos de gestão de pessoas podem ser empregado o People Analytics, desde a descrição do perfil funcional e de vaga ao recrutamento e processos seletivos, bem como em situações da rotina dos colaboradores em diferentes setores. Partindo de problemas, estes sistemas podem responder ainda questões específicas, como aquelas relacionadas ao turnover ou no desenvolvimento de políticas mais assertivas de Recursos Humanos.
DESTAQUE: 11 dicas para realizar o Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT)
Como implementar People Analytics na sua empresa?
Há muitas formas de implementar o People Analytics na sua empresa. O primeiro passo é fazer uma análise das necessidades de cada setor – uma análise com objetivo principal e com objetivos específicos por período. Em seguida, é importante conhecer as métricas e ferramentas disponibilizadas do mercado, que atendam às necessidades de sua empresa e o seu orçamento. Os sistemas People Analytics devem estar alinhados com o planejamento estratégico e com as definições do Recursos Humanos.
Pode-se partir de problemas específicos, como já mencionamos, ou na identificação dos melhores indicadores a fim de replicá-los dentro do possível, em diferentes processos. É indicado partir pelas áreas mais críticas. O People Analytics deve estar alinhado ainda com um plano de ação – pois não adiante ter os dados claros e reais se não for para aplicá-los em benefício do seu negócio.
Outra dica é conhecer bem a solução de People Analytics a ser adotada, para evitar problemas maiores e resistências quanto aos colaboradores. Avalie fornecedores de ferramentas de People Analytics que possuem experiência no mercado, suporte, capacidade de customização de sistemas e capacitações para a sua equipe. Falando nisso, muitas vezes é importante oferecer treinamentos para os profissionais estratégicos que irão lidar com esta nova ferramenta.
Veja também: 7 dicas para organizar os treinamentos de sua empresa em 2017
O que é People Analytics?
Com a expansão das novas tecnologias e meios de comunicação, que pudemos presenciar nas últimas décadas, e que deu início a chamada transformação digital, um novo desafio para as empresas atualmente, foi possível aplicar novos conceitos e metodologias aliadas a estas tecnologias digitais para aprimorar não apenas os processos produtivos e o posicionamento da empresa no mercado, bem como a experiência do colaborador. Isso fez com que o segmento de Recursos Humanos avançasse consideravelmente.
E o People Analytics é apenas um dos frutos deste processo de expansão tecnológica. Trata-se de um complexo processo de coleta, organização e análise de dados sobre o comportamento dos colaboradores, que pode contribuir para várias ações dentro da empresa, como por exemplo, prever contingências e desafios, solucionar problemas já existentes, identificar oportunidades, expandir a diferenciação e na tomada de decisões sobre diferentes aspectos do negócio.
O People Analytics surgiu ainda de uma mudança de paradigma importante dos Recursos Humanos, mais pautada na valorização do capital humano, na gestão de alta performance, no incentivo à liderança e nas linhas de atuação mais humanizadas. Afinal de contas, uma empresa é uma abstração: são as pessoas que compõem a sua estrutura que dão sentido ao negócio. Os seus colaboradores são um recurso inestimável.
Pessoas engajadas e valorizadas são mais produtivas e felizes nas suas funções no ambiente de trabalho. Mas para desenvolver uma cultura organizacional de alta performance e um ambiente de trabalho produtivo é preciso mensurar o que está em jogo.
Os programas de talentos mais tradicionalistas não conseguem fornecer dados concretos sobre o comportamento, competências e habilidades dos colaboradores e nem dar informações sobre o que os torna de fato engajados. O People Analytics é uma solução muito prática neste sentido, fornecendo às lideranças dados e indicadores importantes para diferentes tipos de ações. Trata-se de um recurso de gestão estratégica de pessoas, com o uso de ferramentas tecnológicas.
O uso da tecnologia aplicado à gestão de pessoas
O People Analytics é uma tecnologia que utiliza conceitos cada vez mais frequentes entre os usuários não oriundo das áreas de TI, como é o caso dos gestores e lideranças – como é o caso do Big Data, machine learning, inteligência artificial, etc.
O People Analytics recolhe, processa, organiza e permite a análise de dados sobre os colaboradores a fim de trazer à luz informações sobre o seu comportamento, por que estão felizes ou insatisfeitos com as suas funções, como lidam com os recursos disponíveis e ambiente de trabalho, como tornar o colaborador ainda mais eficiente e autônomo, qual a relação entre ambiente interno e externo a partir da perspectiva do colaborador, entre outros aspectos.
Como funciona o People Analytics?
Através de softwares especiais e de metodologias de gestão equiparáveis, é possível coletar dados de diversas fontes – como é o caso das redes sociais, metadata (dados sobre dados), indicadores de produtividade, vendas e de marketing, horas de trabalho e outras fontes. Os sistemas testam e organizam estes dados para responder problemas específicos, o que é indicado, ou apenas para contribuir com análises posteriores.
Se a sua empresa vem apresentando baixa produtividade em determinados setores e por mais que as análises clássicas sejam feitas e não apontem razões específicas, por exemplo, esta pode ser a oportunidade de analisar o problema pela perspectiva do People Analytics. O mesmo vale dizer para problemas comuns nas empresas, como rotatividade de talentos, baixo nível de satisfação dos clientes, baixa aderência nos processos de recrutamento e seleção, retrabalhos, baixo engajamento dos colaboradores, queda de vendas, etc.
People Analytics é uma importante ferramenta de gestão
Em 2017, a americana Revista Forbes divulgou uma matéria ressaltando que quase 70% das empresas nos Estados Unidos já fazem uso de dados de alta performance para a gestão de pessoas. Esta é uma tendência também no Brasil, uma vez que o mercado está cada vez mais acirrado e as soluções de People Analytics estão se tornando mais acessíveis e populares, além de serem cada vez mais imprescindíveis para os gestores.
Evoluções do People Analytics
Os sistemas de People Analytics não param de evoluir, ainda mais com a machine learning (aprendizado da máquina) e outros recursos de inteligência artificial. É possível manipular diferentes tipos de dados, das mais diversas fontes, para indicar dados e informações que muitas vezes não estariam acessíveis por métodos tradicionais. Novos algoritmos estão transformando a análise comportamental dos colaboradores, elevando as perspectivas e especializando ainda mais não só a coleta de dados, mas o cruzamento de dados internos e externos, com informações mais abrangentes e aplicáveis.
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Recrutamento, seleção e gestão de pessoas
Em diferentes processos de gestão de pessoas podem ser empregado o People Analytics, desde a descrição do perfil funcional e de vaga ao recrutamento e processos seletivos, bem como em situações da rotina dos colaboradores em diferentes setores. Partindo de problemas, estes sistemas podem responder ainda questões específicas, como aquelas relacionadas ao turnover ou no desenvolvimento de políticas mais assertivas de Recursos Humanos.
DESTAQUE: 11 dicas para realizar o Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT)
Como implementar People Analytics na sua empresa?
Há muitas formas de implementar o People Analytics na sua empresa. O primeiro passo é fazer uma análise das necessidades de cada setor – uma análise com objetivo principal e com objetivos específicos por período. Em seguida, é importante conhecer as métricas e ferramentas disponibilizadas do mercado, que atendam às necessidades de sua empresa e o seu orçamento. Os sistemas People Analytics devem estar alinhados com o planejamento estratégico e com as definições do Recursos Humanos.
Pode-se partir de problemas específicos, como já mencionamos, ou na identificação dos melhores indicadores a fim de replicá-los dentro do possível, em diferentes processos. É indicado partir pelas áreas mais críticas. O People Analytics deve estar alinhado ainda com um plano de ação – pois não adiante ter os dados claros e reais se não for para aplicá-los em benefício do seu negócio.
Outra dica é conhecer bem a solução de People Analytics a ser adotada, para evitar problemas maiores e resistências quanto aos colaboradores. Avalie fornecedores de ferramentas de People Analytics que possuem experiência no mercado, suporte, capacidade de customização de sistemas e capacitações para a sua equipe. Falando nisso, muitas vezes é importante oferecer treinamentos para os profissionais estratégicos que irão lidar com esta nova ferramenta.
Veja também: 7 dicas para organizar os treinamentos de sua empresa em 2017