Toda empresa que necessita fazer um acompanhamento dos treinamentos dos colaboradores, acaba na maioria das vezes passando pelos mesmos tipos de problemas, seja ele de como gerenciar o vencimento dos treinamentos, ou como gerenciar as formações e reciclagem, outra questão que sempre é colocada é como saber o impacto de uma mudança de cargo de determinado colaborador irá afetar as necessidades de treinamento dessa pessoa.
Existem casos em que a empresa faz esse controle por setores por departamentos por áreas e por posição.
E quando a nós estamos tratando de empresas com certificado de qualidade o gerenciamento errado dos treinamentos pode causar uma não conformidade e nos casos mais críticos perder o seu selo de qualidade.
Na maioria das vezes o início dessa gestão começa com ou uso de planilhas em Excel, e rapidamente percebe-se que não é possível ter 100% de certeza que os dados estão corretos, neste momento faz-se necessário a implantação de um sistema para esse fim.
O primeiro passo na gestão dos treinamentos obrigatórios é o mapeamento dos cargos e definir quais treinamentos iremos exigir desse cargo.
também podemos definir treinamentos obrigatórios por setor, departamento, área e unidade.
Em algumas situações, é necessário criarmos treinamentos obrigatórios por grupos, um exemplo são os brigadistas e “cipeiros”, são pessoas de várias áreas e setores diferentes da empresa que necessitam dos mesmos treinamentos, por exemplo, o treinamento de brigada de incêndio.
Após esse mapeamento feito, faz-se necessário levantarmos o histórico de treinamentos realizados por colaborador, mesmo que o colaborador seja novo na empresa, podemos exigir que ele nos entregue os certificados que ele adquiriu em experiências anteriores.
Com um sistema implantado e parametrizado, você terá total condição de fazer o levantamento de necessidades de treinamento, que é a lógica para encontrar treinamentos vencidos, treinamentos que irão vencer e treinamentos obrigatórios não encontrados no histórico do colaborador.
Também se encaixa nessa situação, mudanças de cargo, setor, departamento e unidade.
É importante lembrar, que para os novos colaboradores contratados pela empresa, devemos fazer um trabalho de levantamento dos treinamentos que ele já possui em experiências anteriores, caso ele já tenha algum treinamento realizado, solicitamos o certificado de conclusão, podendo escanear e guardar no registro do colaborador, e lançamos um registro de treinamento efetuado para ele.
Também é importante neste processo, que o supervisor, tenha acesso aos dados de seus subordinados, permitindo assim que o próprio supervisor faça uma auditoria de seu time, caso verifique que algum colaborador necessita de treinamento, o próprio supervisor pode solicitar a abertura de uma turma para atender essa demanda.
Podemos concluir que, se não fizermos uma gestão precisa e em tempo real, isto é, ter a certeza que os dados estão atualizados, sempre correremos o risco de levar uma “não conformidade” da auditoria, por isso, faz-se necessário o uso de um sistema em nuvem para o controle dessas informações.
Toda empresa que necessita fazer um acompanhamento dos treinamentos dos colaboradores, acaba na maioria das vezes passando pelos mesmos tipos de problemas, seja ele de como gerenciar o vencimento dos treinamentos, ou como gerenciar as formações e reciclagem, outra questão que sempre é colocada é como saber o impacto de uma mudança de cargo de determinado colaborador irá afetar as necessidades de treinamento dessa pessoa.
Existem casos em que a empresa faz esse controle por setores por departamentos por áreas e por posição.
E quando a nós estamos tratando de empresas com certificado de qualidade o gerenciamento errado dos treinamentos pode causar uma não conformidade e nos casos mais críticos perder o seu selo de qualidade.
Na maioria das vezes o início dessa gestão começa com ou uso de planilhas em Excel, e rapidamente percebe-se que não é possível ter 100% de certeza que os dados estão corretos, neste momento faz-se necessário a implantação de um sistema para esse fim.
O primeiro passo na gestão dos treinamentos obrigatórios é o mapeamento dos cargos e definir quais treinamentos iremos exigir desse cargo.
também podemos definir treinamentos obrigatórios por setor, departamento, área e unidade.
Em algumas situações, é necessário criarmos treinamentos obrigatórios por grupos, um exemplo são os brigadistas e “cipeiros”, são pessoas de várias áreas e setores diferentes da empresa que necessitam dos mesmos treinamentos, por exemplo, o treinamento de brigada de incêndio.
Após esse mapeamento feito, faz-se necessário levantarmos o histórico de treinamentos realizados por colaborador, mesmo que o colaborador seja novo na empresa, podemos exigir que ele nos entregue os certificados que ele adquiriu em experiências anteriores.
Com um sistema implantado e parametrizado, você terá total condição de fazer o levantamento de necessidades de treinamento, que é a lógica para encontrar treinamentos vencidos, treinamentos que irão vencer e treinamentos obrigatórios não encontrados no histórico do colaborador.
Também se encaixa nessa situação, mudanças de cargo, setor, departamento e unidade.
É importante lembrar, que para os novos colaboradores contratados pela empresa, devemos fazer um trabalho de levantamento dos treinamentos que ele já possui em experiências anteriores, caso ele já tenha algum treinamento realizado, solicitamos o certificado de conclusão, podendo escanear e guardar no registro do colaborador, e lançamos um registro de treinamento efetuado para ele.
Também é importante neste processo, que o supervisor, tenha acesso aos dados de seus subordinados, permitindo assim que o próprio supervisor faça uma auditoria de seu time, caso verifique que algum colaborador necessita de treinamento, o próprio supervisor pode solicitar a abertura de uma turma para atender essa demanda.
Podemos concluir que, se não fizermos uma gestão precisa e em tempo real, isto é, ter a certeza que os dados estão atualizados, sempre correremos o risco de levar uma “não conformidade” da auditoria, por isso, faz-se necessário o uso de um sistema em nuvem para o controle dessas informações.