As empresas estão cada vez mais cientes da importância de uma administração pautada em resultados e na melhoria constante de seus processos, produtos e serviços. Diante disso, pode ser utilizado de várias ferramentas, para o alcance da eficiência e da eficácia. Nesse contexto, a Gestão por Competência ganha espaço como uma opção para substituir os modelos tradicionais utilizados nas organizações.
As empresas estão cada vez mais cientes da importância de uma administração pautada em resultados e na melhoria constante de seus processos, produtos e serviços. Diante disso, pode ser utilizado de várias ferramentas, para o alcance da eficiência e da eficácia. Nesse contexto, a Gestão por Competência ganha espaço como uma opção para substituir os modelos tradicionais utilizados nas organizações.
CONCEITO DE COMPETÊNCIAS
“Envolve as capacidades (conhecimentos, habilidades e atitudes – CHA´s) necessárias ao desempenho efetivo dos integrantes da instituição.”
Organizacionais
Competências atribuídas a organização que a tornam eficaz e permitem a ela atingir seus objetivos, gerando benefícios à sociedade.
Gerenciais
Competências necessárias aos ocupantes de cargos/funções gerenciais. Expressam a expectativa da organização acerca do desempenho dos gestores.
Comuns
Competências comuns a todos os integrantes da organização. São os eixos norteadores da ação/desempenho de todos os servidores nas diversas unidades organizacionais.
Específicas
Competências requeridas dos servidores em suas áreas específicas de atuação na organização.
Exemplos de Competências
Brandão (2012, p. 4) cita como um exemplo de competência o seguinte comportamento: “Atender o cliente com receptividade e cortesia, considerando suas expectativas e características.”
Dessa forma, o autor defende que é razoável supor que, para prestar um atendimento de qualidade ao cliente, o atendente tenha que mobilizar, entre outros:
CONHECIMENTOS
Informações sobre os serviços da empresa, características da clientela, rotinas e processos de trabalho;
HABILIDADES
Habilidades para identificar o produto ou serviço mais adequado às necessidades do cliente, comunicar-se de forma clara e argumentar com o cliente;
ATITUDES
Predisposição para manifestar empatia, receptividade e cortesia.
ETAPAS DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Fonte: https://pt.scribd.com/document/382930484/Cartilha-Gestao-Por-Competencias
CONCEITO DE COMPETÊNCIAS
“Envolve as capacidades (conhecimentos, habilidades e atitudes – CHA´s) necessárias ao desempenho efetivo dos integrantes da instituição.”
Organizacionais
Competências atribuídas a organização que a tornam eficaz e permitem a ela atingir seus objetivos, gerando benefícios à sociedade.
Gerenciais
Competências necessárias aos ocupantes de cargos/funções gerenciais. Expressam a expectativa da organização acerca do desempenho dos gestores.
Comuns
Competências comuns a todos os integrantes da organização. São os eixos norteadores da ação/desempenho de todos os servidores nas diversas unidades organizacionais.
Específicas
Competências requeridas dos servidores em suas áreas específicas de atuação na organização.
Exemplos de Competências
Brandão (2012, p. 4) cita como um exemplo de competência o seguinte comportamento: “Atender o cliente com receptividade e cortesia, considerando suas expectativas e características.”
Dessa forma, o autor defende que é razoável supor que, para prestar um atendimento de qualidade ao cliente, o atendente tenha que mobilizar, entre outros:
CONHECIMENTOS
Informações sobre os serviços da empresa, características da clientela, rotinas e processos de trabalho;
HABILIDADES
Habilidades para identificar o produto ou serviço mais adequado às necessidades do cliente, comunicar-se de forma clara e argumentar com o cliente;
ATITUDES
Predisposição para manifestar empatia, receptividade e cortesia.
ETAPAS DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Fonte: https://pt.scribd.com/document/382930484/Cartilha-Gestao-Por-Competencias