CONCEITO DE COMPETÊNCIAS

“Envolve as capacidades (conhecimentos, habilidades e atitudes – CHA´s) necessárias ao desempenho efetivo dos integrantes da instituição.”

Organizacionais

Competências atribuídas a organização que a tornam eficaz e permitem a ela atingir seus objetivos, gerando benefícios à sociedade.

Gerenciais

Competências necessárias aos ocupantes de cargos/funções gerenciais. Expressam a expectativa da organização acerca do desempenho dos gestores.

Comuns

Competências comuns a todos os integrantes da organização. São os eixos norteadores da ação/desempenho de todos os servidores nas diversas unidades organizacionais.

Específicas

Competências requeridas dos servidores em suas áreas específicas de atuação na organização.

Exemplos de Competências

Brandão (2012, p. 4) cita como um exemplo de competência o seguinte comportamento: “Atender o cliente com receptividade e cortesia, considerando suas expectativas e características.”

Dessa forma, o autor defende que é razoável supor que, para prestar um atendimento de qualidade ao cliente, o atendente tenha que mobilizar, entre outros:

CONHECIMENTOS

Informações sobre os serviços da empresa, características da clientela, rotinas e processos de trabalho;

HABILIDADES

Habilidades para identificar o produto ou serviço mais adequado às necessidades do cliente, comunicar-se de forma clara e argumentar com o cliente;

ATITUDES

Predisposição para manifestar empatia, receptividade e cortesia.

ETAPAS DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

Fonte: https://pt.scribd.com/document/382930484/Cartilha-Gestao-Por-Competencias